sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prazo ou Qualidade?

Qual o foco?


O título acima me parece um tanto quanto sem “pé nem cabeça” não é mesmo? Também acho. No entanto, por mais incrível que se possa imaginar, ainda existem empresas que preferem cumprir os prazos de entrega e deixar a qualidade em segundo plano. A meu ver, não se pode separar os dois conceitos, uma vez que, como premissa de uma empresa que busca a excelência no mercado, é inadmissível entregar algo seja este um produto ou serviço no prazo e sem qualidade ou entregar fora do prazo e com qualidade.

Conforme dito por Jack Welch em um de seus 20 conceitos em referência a liderança e gestão de uma empresa, você não quer ser apenas melhor que seus concorrentes. Você quer ser a única opção para seus clientes. E você só consegue isso com uma qualidade acima do normal, acima até do excepcional. Qualidade é muito importante para os seus produtos e serviços, pois é ela quem pode torná-los únicos. Partindo desse conceito, não basta cumprir prazo e não ter qualidade ou ter qualidade e não cumprir prazo. Estes dois
conceitos se resumem a uma única premissa: “fazer certo na primeira vez”. É exatamente isto que os clientes esperam.
O fazer certo na primeira vez não abrange somente prazo ou qualidade. Esta premissa abrange a entrega do produto ou serviço em seu contexto máximo, ou seja, no prazo e com qualidade. “Nós temos que mudar o paradigma de corrigir os produtos para corrigir e desenvolver os processos, para que eles produzam a perfeição ou próximo disto”. (Jack Welch – ex CEO GE). Ao introduzirmos esta cultura na empresa, partimos do princípio de quando entregar para como entregar. Este conceito deve também ser aplicado no
gerenciamento de novos projetos, sejam estes voltados a melhorias internas dos processos ou desenvolvimento e implantação de novos sistemas operacionais.
Cabe frisar que, a excelência está na gestão. Atacar tudo de uma só vez ao invés de priorização e planejamento provoca a deteriorização da gestão. Acredito que a gestão deficiente é e ainda será um dos maiores entraves ao sucesso das organizações. O que falta são metas desafiadoras e atingíveis. Entregar no prazo e com qualidade não é meta, é obrigação.
Para finalizar, gostaria de dar um enfoque maior ao assunto com o auxílio da parábola do Carpinteiro e a Casa. Vejam o que diz esta parábola: Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe os planos de largar o serviço de carpintaria e construção de casas, para viver uma vida mais calma com sua família. Claro que sentiria falta do pagamento mensal, mas necessitava da aposentadoria. O dono da empresa sentiu em saber que perderia um dos seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma última casa como um favor especial. O carpinteiro construiu, mas, com o tempo, era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matéria prima de qualidade inferior. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira. Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. “Esta é a sua casa”, ele disse “meu presente para você”. Que choque! Que vergonha! Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, teria feito completamente diferente, não teria sido tão relaxado. Agora iria morar numa casa feita de qualquer maneira.
Assim acontece conosco. Construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais que agindo, desejando colocar menos do que melhor. Nos assuntos importantes não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos. Se soubéssemos disso teríamos feito diferente. Pense nisso!!

Marcelo Gonçalves Pereira

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