sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Usando o PDCA para solucionar problemas - 2ª Parte

Passos 


...imagino algumas pessoas se questionando sobre o uso do PDCA...existe ferramentas de analise mais atual que oPDCA...”, “...PDCA? E oDMAIC?”, “Tanto tempo e nada mudou essa ferramenta!”.
Como relatei no postpassado, estou “fatiando” o assunto e “fatiarei” outros. O uso do PDCAPDSADMAIC ou o atual PDCL é uma questão de definição estrategica.

O ciclo PDCA, ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming é um ciclo de desenvolvimento e melhoria continua.
Os passos do ciclo PDCA são composto de:

Plan (Planejar): Planeje, defina objetivos. Tendo uma meta conhecida ou um problema, estude, analise, decida o que fazer e elabore um Plano de Ação, ou seja, após definidas as metas, deve-se buscar os meios e os procedimentos para alcançá-las.
Do (Executar): Execute. Esta é a fase de implantação do planejamento, do Plano de Ação.
Podendo ser executado totalmente ou parcialmente. Particularmente a execução total é a melhor opção, pois já que houve um planejamento total porque não uma execução total.
Esta fase pode ser dividida em 3 etapas básicas:
Educação e treinamento / Execução / Coleta de dados.
Na educação e treinamento devem-se preparar as pessoas envolvidas no processo para execução da tarefa.
  • Educação – Capacita a pessoa quanto aos conceitos e objetivos da ação.
  • Treinamento – Capacita a pessoa quanto às habilidades exigidas na ação.
Observação: Atento que a Educação e Treinamento é a etapa que costuma ser deixada de lado, pois ela tem um custo muitas vezes elevado e toma uma grande parte do tempo para o alcance da meta estabelecida. Esta tomada de decisão pode custar um projeto, pois o não envolvimento das pessoas nos conceitos e objetivos das ações pode gerar insatisfação ou mesmo a falta de credibilidade do projeto.
  • Na execução deve se executar a tarefa, conforme padrão definido no planejamento.
  • Na coleta de dados devem-se registrar os dados da ação para controle do processo.
Check (Verificar): Verifique. Esta é uma etapa puramente gerencial, confrontar os resultados reais com os resultados estabelecidos no planejamento. Na fase de checar, deve ser comparado os resultado obtido com a meta definida do planejamento.
Action (Agir): Age. Aja onde for necessário. Faça ajustes onde for preciso. Assegure o bom resultado e recomece o ciclo para corrigir o Plano de Ação, para corrigir parte do Plano de Ação, para prevenir possíveis falhas, para manter a meta estabelecida ou mesmo para melhorar uma meta.



Sobre o autor, blogger e colaborador
Paulo Andrade esta no mundo virtual à algum tempo. Trabalha como Coordenador de Qualidade em Projetos na Toutatis Client Service reservando parte do seu tempo com a FOCO T&D.
É apreciador do compartilhamento de informações e conhecimentos cravadas em suas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário