Especialistas afirmam que 60% dos problemas
das organizações são oriundos de falhas na comunicação. Comunicação vem do
latim Communicare, que significa “pôr em comum”, “entrar em relação
com”. A Comunicação é o processo de emissão e retorno de informação. Se uma
pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a
comunicação não se efetivou.
- É muito difícil dissociar o que é dito de quem o diz.
- O que dizemos não é necessariamente o que as pessoas entendem.
- O que elas entendem é mais importante do que o que dizemos.
A
comunicação interpessoal é de suma importância para o futuro tanto pessoal como
profissional das pessoas. Mas, afinal, que estilo de comunicação as empresas
valorizam?
Saber se
comunicar faz diferença. É através da comunicação que alcançamos sinergia
dentro do ambiente organizacional, visto que ela nos permite unir os esforços e
promover a integração entre as pessoas e departamentos. São três os modelos
predominantes de comunicação: passiva, agressiva e assertiva.
Passiva: é
aquela que o sujeito não expressa suas necessidades, nem os seus desejos, não
dá opiniões, nem tão pouco defende os seus direitos. É o comportamento passivo
em que a pessoa falha na expressão de suas necessidades ou preferências,
emoções e opiniões. Se ela é a primeira a violar seus próprios direitos, acaba
por dar ao outro a permissão de também fazê-lo.
Agressiva: implica
na defesa dos seus direitos pessoais de uma forma hostil, exigente,
ameaçadora ou punitiva para com o interlocutor. Expressa sentimentos,
pensamentos e opiniões não levando em conta os direitos das outras pessoas. Faz
tentativas constantes de dominar os outros e impor a sua posição;
Assertiva: expressa
os próprios sentimentos, necessidades e direitos ao mesmo tempo em que respeita
os direitos das outras pessoas.Assertividade é a capacidade de auto-afirmar os
seus próprios direitos, sem deixar-se manipular e sem manipular os demais. É
comunicar direta e honestamente o que se quer, considerando também os direitos
e intenções das outras pessoas. É um comportamento que permite defender os
próprios direitos sem violar os direitos dos outros. É uma atitude de respeito
a si e aos outros. A pessoa assertiva se preocupa com os fatos, já o não
assertivo foca o agente dos fatos.
O
conhecimento das diversas formas de se comunicar nos permite refletir sobre a
melhor maneira de relacionar-se com as pessoas e de emitir mensagens. O ideal é
que as mensagens sejam comunicadas de forma assertiva – com uma intenção clara
e objetiva, com coerência entre sentimentos, pensamentos e atitudes.
Assertividade
vem de “Assero” que significa afirmar. Afirmar não é acertar. Portanto, não se
trata de acertar, mas de saber se firmar e afirmar. A assertividade é a arte de
defender o próprio espaço vital, físico, mental ou emocional, sem recuar e sem
agredir.
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