Ao se aproximarem dos conceitos do Pai da
Psicanálise, homens e mulheres de negócios "desatam os nós" que
possuem e quase sempre passam a colher os frutos com o melhor desempenho de
todos na empresa e, conseqüentemente, com o aumento dos lucros.
O que o famoso alemão Sigmund Freud tem a ver
com o sucesso de empresários e seus empreendimentos? Muitas vezes, a reposta é
simples: tudo. Entender os conceitos da Psicanálise e aplicá-los à prática do
universo corporativo pode ser a solução para muitos homens e mulheres que não
conseguem entender por que suas empresas não conseguem ter um bom desempenho.
Considerado
por muitos como um dos grandes gênios dos séculos XIX e XX, Freud deixou um
legado àqueles que buscam o entendimento da própria mente – fato este que,
muitas vezes, não é almejado pelos donos de negócios. Sobre isso, vale dizer
que um dos maiores desafios que enfrento no dia a dia com empresários é fazer
com que entendam que a origem de problemas como baixos resultados financeiros
pode não estar em estratégias, funcionários ou sócios. Em grande parte dos
casos, o ponto-chave é a própria dinâmica mental desses executivos.
Ao se aproximarem dos conceitos do Pai da
Psicanálise, homens e mulheres de negócios "desatam os nós" que
possuem e quase sempre passam a colher os frutos com o melhor desempenho de
todos na empresa e, conseqüentemente, com o aumento dos lucros. Durante a
convivência com mais de 1.200 empresários ao longo dos últimos 12 anos, busquei
fazer com que entendessem os mecanismos de defesa da Psicanálise, algo
constantemente presente no cotidiano corporativo.
Praticamente todos os empresários,
inconscientemente, põem em prática esses mecanismos, o que prejudica – e muito
– o desempenho dos negócios. Ao levar para a empresa um problema mal resolvido
em casa, eles aplicam o que Freud chamou de Deslocamento e apenas transferem as
preocupações de ambiente. Outro fator presente no comportamento dos donos de
negócios é a Negação. Ou seja, eles deixam de enxergar determinado problema
para realizar seu objetivo, por exemplo, um investimento arriscado. Mesmo que
os números do relatório preparado pelo contador apontem que o momento não é
propício para ampliar a fábrica ou fazer contratações, os empreendedores em
estado de negação optam pelo caminho do "sei que vai dar certo" e
correm até o risco de quebrar.
Além de negar o risco em uma negociação, o
empresário, freqüentemente, é "muito apaixonado" por seu negócio. Por
conta disso, põe em prática a Idealização para justificar uma decisão,
especialmente as que parecem não fazer sentido para o restante das pessoas. A
chamada Projeção também é algo muito presente no ambiente empresarial. Esse
Mecanismo de Defesa pode ser observado, por exemplo, em uma relação de
sociedade, com a transferência de desejos ou conteúdos que estão em você ao
outro – "ele vive viajando" e "ele vive com mulheres mais
jovens" são frases que podem exemplificar esse tipo de atitude. Em linhas
mais populares, poderíamos tratar esse último tópico como "uma inveja
disfarçada pela visão crítica", já que os defeitos dos outros são, na
verdade, muitas vezes as virtudes que gostaríamos de ter.
Com o conhecimento dos conceitos da
Psicanálise e a prática de algumas técnicas, esses comportamentos inconscientes
são compreendidos e alterados. Ao mudar sua maneira de pensar, o empresário
também passa a agir de forma diferente. Isso potencializa o desempenho de seus
subordinados e acaba por ampliar os lucros nos negócios.
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