segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Planejamento + Processos = Sucesso


Nesta semana, mais precisamente na madrugada de segunda feira (6), a NASA (Agência Espacial Norte Americana) confirmou o sucesso da missão de pouso do robô exploratório Curiosity em solo marciano depois de uma viagem de quase oito meses e 566 milhões de quilômetros. Os desafios enfrentados pela equipe de engenheiros e cientistas neste período foram extremos, sendo que, este sucesso está sendo chamado pela NASA como um “milagre da engenharia”. Mas o que mais me chamou a atenção em todo este complexo procedimento foram os últimos minutos que antecedem ao pouso.

A perda de comunicação durante 15 minutos (tempo que as ondas eletromagnéticas levam para percorrer a distância entre a Terra e Marte) fizeram com que a equipe de monitoramento da missão simplesmente confiasse nas 500.000 linhas de programação inseridas no módulo, para que o mesmo executasse todos os procedimentos sem nenhuma interferência do centro de controle aqui da Terra.
Diante dessa lição de planejamento e cumprimento de procedimentos, questiono: Porque não damos a devida atenção ao planejamento e principalmente aos processos que suportam nossos negócios? Será que temos medo ou não estamos preparados para o sucesso?
Como resposta para os questionamentos acima, visualizo dois pontos: primeiro, encaramos a etapa de planejamento como custo e perda de tempo e segundo, temos a cultura de trabalhar a nossa maneira, ignorando procedimentos. Mesmo sendo influenciados por outras culturas e metodologias ainda utilizamos o famoso “jeitinho brasileiro” para desenvolver nosso trabalho.



“Somos procrastinadores da excelência, e na maioria das vezes, trabalhamos sem um objetivo claro e bem definido”.

Outro erro visível que percebo e aí não gostaria de generalizar é que estamos mais preocupados com velocidade de resposta do que com a qualidade de nossos produtos, e isto faz uma enorme diferença nas relações com o mercado consumidor, porém, com conseqüente aumento de nossos custos de produção.
Com os avanços tecnológicos cada vez mais acelerados, as organizações se fazem inseridas em um universo desafiador e promissor, no entanto, continuam “engatinhando” em modelos confiáveis de gestão. Estou convencido que para acelerarmos o passo rumo a um nível de excelência que proporcione crescimento, aprendizagem e competitividade, devemos atentar para alguns quesitos. São eles:



  • Definir os objetivos do negócio e desdobrá-los a todos os envolvidos;
  • Executar rigorosamente as etapas de planejamento, tendo como base os objetivos definidos;
  • Elaborar, descrever e disponibilizar os procedimentos de trabalho a serem seguidos;
  • Realizar análise de risco da prática de operacionalização dos procedimentos;
  • Treinar as equipes com foco na importância de se seguir e executar os procedimentos de trabalho;
  • Gerenciar a rotina, em todos os sentidos.

Além da prática dos quesitos acima, é importante se atentar para a quebra de um paradigma muito comum observado dentro de organizações que não conseguem se estruturar e se estabilizar operacionalmente, que é o pensamento de achar que tudo que é feito está bom. Vejo que, para algumas organizações, trabalhar no “vamos que vamos” pode ser essencial ao seu modelo de gestão, porém, a grande maioria não se pode dar ao luxo de praticar este modelo, uma vez que, isto gera instabilidade operacional e financeira.
Estamos vivendo uma época de grandes desafios e também de muitas oportunidades. Quem estiver preparado e aberto a quebra de antigos paradigmas, com certeza, está a caminho de alcançar o sucesso.

E aí, vamos todos ser Curiosity?

O Engenheiro

Meu nome é Marcelo Gonçalves Pereira e tenho 34 anos. Tenho formação na área de Engenharia em Produção. Trabalho como Analista de Processos em Qualidade na Toutatis Client Service e junto com Paulo Andrade fundamos a FOCO T&D.
Tenho ampla experiência em modelagem, controle e acompanhamento de processos  utilizando metodologias como o Lean Six Sigma e PDCA.





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